domingo, 20 de abril de 2008

Domingos escolhidos

Um drama impressionante ( André Brun )



Primeiro acto



A cena representa principalmente um calendário de parede onde se lê em letras gordas: Fevereiro.25.Domingo. Ao subir o pano o Honrado Chefe de Família passeia agitadamente com as mãos atrás das costas. Conversa com os seus botões, que são de vários tamanhos e diversas substâncias.



Cena I



O Honrado Chefe de Família e os seus botões: - Isto é horrível!Não sei onde iremos parar...
O botão do colete: - É verdade!

O Honrado Chefe de Família: - Acabo de ler nos jornais que quem queira embarcar para o Brasil, em primeira classe, tem de pagar um novo imposto de quinhentos escudos por caveira. Que hei-de eu fazer à minha vida?

O botão das calças: - Pois ism, mas como tu não tencionas ir ao Brasil...
O Honrado Chefe: - É verdade! Tens razão. Não tenho nada com isso...Mas a electricidade, que vai custar o dobro?!
O botão dos suspensórios: - Não acendas a luz. Deita-te ao lusco-fusco, com as galinhas...
O Honrado Chefe de Família:- Como me hei-de eu deitar com as galinhas, se por um frango do tamanho de um canário pediram ontem à minha Esposa estremosa nada menos que sete escudos?
O botão do casaco velho:- Então deita-te às Ave-Marias, com a tua Esposa estremosa...
O Honrado Chefe de Família: - É uma boa ideia! Não há nada como conversar com os seus botões. (de súbito) E o resto? O macarronete que aumentou este mês dois escudos em grama, o chouriço que está a cinquenta mil reis o metro, a carne de vaca que atingiu em quilo o preço do boi em tamanho natural, a água que já está a sessenta centavos, o leite, os ovos cuja mão de obra cada dia cresce?...

***

1 comentário:

Maga Ostrológica disse...

Ah ah ah!

Eu cá farto-me de falar com os meus botões, mas...ou eles são surdos ou são mudos! Ou não estão para me dar troco!