segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

"Pedro Páramo"

Li "Pedro Páramo". Li o livro e tive diante de mim uma infinita representação.Vi as personagens como Susana San Juan via os mortos! Talvez porque eu me sinta também meio morta...

É uma obra fantástica, fantasmagórica, dolorosamente real, embora se reporte a uma realidade que eu não conheço. Não conheço nada da América Latina, não conheço nada dos "grandes" senhores e seus capangas, nada das chuvas e dos campos, nada das criadas que têm que se deitar com os seus patrões...

Mas sei alguma coisa dos subjugados, da pobreza e da dor. Conheço os "grandes" e o seu poder, conheço os "pequenos" e a sua fraqueza.

Entendi o misticismo, entendi a morte, entendi a vida. Percebi que se nascermos sem qualquer raíz na terra, nunca mais a encontraremos, se continuarmos a procurar fora e não dentro de nós! Senti qua ainda tenho muito medo da escuridão da noite, porque ela traz consigo fantasmas e a solidão. Reconheci que todo o ser humano acredita na justiça, seja ela feita em vida ou na morte. Senti que as recordações doem muito, sejam elas boas ou más. Às boas acho que chamamos saudade, e a saudade queima como a febre do Inferno...


"Ele acolhia-me nos seus braços. Dava-me amor."


Percebi a fraqueza do Homem, percebi a força das relações, do amor, reconheci a loucura!


" Tenho a boca cheia de ti, da tua boca. Os teus lábios apertados, duros como se mordessem, comprimindo os meus lábios..."


Não sei se deambulei por uma cidade fantasma, se sonhei...


4 comentários:

Post-It disse...

AI!
Tenho que reler esse livro sobre os desterrados de Comala, mas noutra altura - agora iria, certamente fazer associações macacas e penar por ai no tormento de me enganar com a esperança.
Mais suplícios não.
Bjos

Post-It disse...

(Esqueci-me de uma vírgula.
Paciência.)

Unknown disse...

Gostou realmente desse livro? Também o li, mas, contrariamente a si, não o achei nada de especial. Acho, dentro da literatura latino-americana, que os livros do Vargas Llosa são bem mais interessantes - e têm mais conteúdo e não são tão imediatos. Mas, como não sei o que lê - parei neste blogue por acaso -, não me alongo mais. De qualquer modo, boas leituras (que não só a dos essenciais clássicos).

Ela disse...

Caro/a Poema, penso que não li ainda nada de vargas Losa, fica a ideia.
Gosto dos clásicos, temos que começar por algum lado, e hoje em dia perdem-se,muitos pensam que Shakespeare é um novo jogo de PC...
Gostaria de ver o seu blogue...mas n consegui...?!