terça-feira, 6 de setembro de 2011
Lâmias para Post-it
"Segundo um mito, Lâmia foi originalmente uma rainha da Líbia, filha de Poseidon e Líbia, com quem Zeus teve relações. Hera, enciumada, a transformou em monstro e matou a seus filhos (excepto Cila e Aquileu, segundo algumas versões) e a condenou a não poder fechar os olhos de forma que sempre estivesse obcecada pela imagem dos filhos mortos. Zeus amenizou seu sofrimento dando-lhe o poder da profecia e a capacidade de tirar e pôr os olhos quando quisesse descansar, mas Lâmia invejava as outras mães e devorava seus filhos."
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
;)
aquele post tem uma história. andei a ler, durante o verão, o bestiário de Borges e foi curioso perceber que essas criaturas fantásticas, (quer as femininas , quer as masculinas), eram representadas com características que - ainda hoje - associamos como sendo "próprias" das mulheres ou dos homens.
claro que para Borges, este livro não deve ter passado de uma curiosidade ou momento de descontração. é essencialmente um livro lúdico, mas não deixa de ser uma compilação dos mitos, lendas, folclore de várias culturas... e sabe-se que estes bestiários, na idade média, eram acompanhados de mensagens moralizadoras mais ou menos implícitas.
para além disso, bom, eu acho muita graça a estas criaturas fantásticas :D
Eu também gosto muito da mitologia greco-romana!
E tens razão, até os próprios Deuses tinham qualidades e defeitos como qualquer outro ser humano!*
mais que isso, dão-nos uma representação genérica/social do que é ser mulher e homem...
(neste caso e noutros, a mulher é vista como a critaura sensual, devoradora e obcecada...)
Enviar um comentário