quarta-feira, 18 de julho de 2012

Peça de teatro a três para o módulo Escrita Criativa


"Edifício Paraíso"

CENA 1

Todos no elevador: Domingues, Carteiro, Cego, Homem de Negócios, Rafaela e Mãe.

Domingues: - Oh Sr. Carteiro, mas onde raio é que fica a Joalharia?
Carteiro: - É já aqui no 1º andar!
Domingues: Então, dê-me licença que eu vou sair!
(e sai)
Carteiro: - Eu saio no próximo, vou entregar esta encomenda ao Sr. Escritor.
Rafaela: - Mas qual escritor?
Carteiro: - O escritor do 2º andar. Todos lhe chamam assim, mas não sei porquê!
Cego: - Ah! Isso é porque cada obra que escreve tem sempre o 2º andar no título: “O meu primeiro 2º andar”, “O 2º andar a contar de cima” e o mais famoso “O 2º andar da inteligência”.
Carteiro: - Ah, está bem! Adeus!
(sai do elevador)
Mãe: - E o Senhor? (dirige-se ao Homem de Negócios) O que vai fazer ao 4º andar?
Homem de Negócios:- Negócios, pois claro!
Mãe: - E você? Vai a uma consulta? (dirigindo-se ao Cego)
Cego: - Não, já desisti dos médicos. Não me podem ajudar! Vou trocar a minha habilidade de anjo da guarda por uma visão!
(sai o Cego e depois o Homem de Negócios)
Rafaela: - Mãe, já estamos atrasadas para o Cinema!...
(e saem)

CENA 2




Na Joalharia do 1º andar. Domingues entra de rompante e esbaforido!

Domingues: - Preciso de um anel de noivado! Rápido!
Joalheiro: - Leve tudo o que quiser mas não me mate!
(levanta os braços)
Domingues: - Não, não! Isto não é um assalto! Só preciso urgentemente de um anel para a minha namorada!
Joalheiro: - Ah, bom! Que alívio!
(Publicidade Imodium)
Sendo assim, que tipo de anel? Ouro, ouro branco, prata, platina, com diamante, sem diamante, pedras preciosas, semi-preciosas, simples, duplo…?
Domingues: - Oh, amigo! Não me interessa! Um que seja barato e deste tamanho! (mostra um anel que traz no bolso)








CENA 3
Na Livraria do 2º andar, entre o Escritor e o Carteiro.




Carteiro: - Senhor Escritor, está aqui a sua encomenda!
Escritor: - Ah, até que enfim! A minha Musa Inspiradora veio até mim!
Carteiro: - Assine aqui, por favor!
Escritor: - Com todo o prazer!
(Assina o papel, abre o pacote, insufla a Musa e começa a escrever. O Carteiro sai de fininho.)















CENA 4




O Cego entra no consultório da Bruxa.

Cego: - Boa tarde, minha Senhora!
Bruxa: - Ora então, vamos lá pô-lo a ver!
Cego: - Ah! Como é que sabe ao que venho?
Bruxa: - Eu sei tudo!
Cego: - Bom, não importa! Diga-me lá o que podemos fazer.
Bruxa: - Oh, mas isso é bastante fácil! Basta apenas dizer em voz alta a palavra “cego” em aramaico, de trás para a frente, três vezes.Slijep!
Cego: - Muito bem. Pejils, pejils, pejils!

(O Cego recupera a visão)









CENA 5




O Homem de Negócios e o Cego no elevador, a descerem.)

Cego: - Então, o que foi realmente fazer ao 4º andar?
Homem de Negócios: - Negócios, tal como tinha dito!
Cego: - Mas que tipo de negócios?
Homem de Negócios: - Fui comprar mais uns dias e umas horas para juntar ao meu calendário. Porque este, a mim, não me chega!
Cego: - Ai, se eu, ao menos, pudesse vender-lhe alguns dos meus! Que jeito me daria!













CENA 6

No café do cinema, a Mãe e a Rafaela encontram Domingues.
Domingues olha abatido para o anel que comprou na Joalharia.

Rafaela: - Ah, que bonito! Um anel de princesa!
Mãe: - Rafaela, quantas vezes é preciso dizer que não se mexe nas coisas dos outros?
Domingues: - Ora, não tem importância! Já não preciso dele, podes ficar com o anel!
(Rafaela pega no anel e foge.)
Mãe: - Onde é que vais, filha? Oh Senhor, não devia ter feito isso!
(Domingues encolhe os ombros)
Mãe: - Olhe, já vi que está com problemas! O meu nome é Helena Carvalho, sou psicóloga. Se precisar de alguma coisa, ligue-me!




(Entrega-lhe um cartão. A Mãe vai atrás da filha. Ambas saem de cena. Domingues permanece sentado, a olhar para o cartão e depois pega no telefone.)



***

3 comentários:

Post-It disse...

:)
Podes continuar!
(andas na escrita criativa? conta! não sei nada de ti, mulher!)

beijocas

Ela disse...

Este trabalho foi feito a três, em duas aulas!Tivemos que juntar várias ideias num curto espaço de tempo e saiu isto!Andei a frequentar uma Oficina de teatro com uma Professora da ACTA (companhia de teatro do algarve) e o terceiro módulo era Escrita Criativa!Já acabou a oficina, mas estamos a tentar começar uma peça de teatro!

Post-It disse...

Wow! boa! Que boas notícias :)